quarta-feira, 12 de junho de 2013

Às ruas contra o aumento da passagem



As lutas contra o aumento das tarifas dos transportes públicos cresceu em todo país neste ano de 2013. Em várias cidades a redução foi conquistada através de muitas manifestações e protestos, como em Goiania, Vitória, Teresina e Porto Alegre. Em São Paulo não tem sido diferente. A indignação pelo aumento das passagens de ônibus e metrô para R$ 3,20 tem levado uma parte da população insatisfeita a protestar nas ruas da cidade. 

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, determina sem qualquer possibilidade de diálogo a aplicação da cartilha repressiva da polícia, que tem em sua gênese o compromisso de defender o Estado, a propriedade privada e os interesses das classes dominantes. As manifestações são pacíficas e quando menos se espera, lá vem: a PM ataca com balas de borracha, cassetetes, bombas de efeito moral e a tropa de choque a dispersar os manifestantes. No último ato 19 pessoas foram presas. Nada de novo para o campo político reacionário que pertence Alckmin.

O que chama maior atenção é a postura do prefeito da capital, Fernando Haddad, quando apenas diz que cumpriu com o prometido em campanha “aumentando abaixo da inflação”. Porém descumpre quando destacou a capacidade de diálogo com os movimentos sociais e população pobre, que é quem está sendo atacada tanto pelo aumento da tarifa quanto pela polícia.



Sabemos que o aumento das passagens afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas. Se locomover por São Paulo fica cada dia mais difícil com a demora que se perde no trânsito e nas condições dos transportes superlotados e inseguros. Por isso a Juventude LibRe chama a tod@s para que saiam às ruas na próxima quinta-feira, 13/06, para protestar contra o aumento da tarifa dos transportes e contra a repressão aos movimentos sociais e ao povo que luta. A concentração é às 17h na Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Teatro Municipal.

Nenhum comentário: