terça-feira, 19 de julho de 2011

Juventude LibRe completa 3 anos de luta

         “ Eu acredito na transformação radical e na revolução social”
                                                                    Samba da Juventude LibRe
 
O trecho acima é da canção elaborada pelos militantes e sintetiza os propósitos da criação de um agrupamento juvenil que pretende fazer diferença nas transformações de nossa sociedade: a Juventude Liberdade e Revolução (LibRe).

Completa hoje, neste 19 de julho, o terceiro ano desde que jovens ligados à Refundação Comunista decidiram formar uma corrente autônoma de jovens preocupados com a realidade social que bate à nossa porta: a crescente perseguição na periferia e nos centros de jovens trabalhadores, negros, mulheres e homossexuais, grupos que sofrem com a opressão e exploração intensificadas na ordem do capital e dentro dos marcos da luta de classes; o avanço dos ataques à classe trabalhadora e a retirada de direitos mínimos; o aumento em nível mundial das guerras imperialistas.
Isso se deu no contexto em que parte dos comunistas brasileiros organizava o IV Fórum de Unidade dos Comunistas, que ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina. Estiveram presentes, ainda, no momento de nossa fundação as correntes amigas Juventude Comunista Avançando (JCA) e União da Juventude Comunista (UJC), ambas prestando seu apoio.

Partimos da interpretação que a “juventude”, enquanto segmento específico e constituído historicamente, tem amplo potencial para alavancar transformações radicais nas sociedades, rumo a condições mais justas na associação dos homens e mulheres. Os exemplos históricos comprovam tal afirmação. Na Rússia soviética, em meio à guerra civil, os Komsomóis atuaram significativamente ao lado dos revolucionários, cumprindo um verdadeiro papel de vanguarda. Os embates de 1968 representam outro momento importante em que os jovens se aliaram à classe trabalhadora, e protagonizaram grandes mudanças de cunhos comportamental e moral, com a série de questionamento às instituições mais conservadoras.

Nos últimos dias podemos assistir a movimentação de jovens em vários países, como Inglaterra, Espanha, Grécia por melhorias estudantis e contra os efeitos da crise que tem deixado uma grande parcela desempregada – 40% de jovens está, atualmente, nessa situação na Espanha. Na América Latina, os jovens no Chile, em conjunto com professores e trabalhadores da educação, têm feito diversos de protestos nas principais cidades do país em reinvidicação por reformas educacionais. Todos esses exemplos colocam a junventude como linha de frente das grandes mudanças estruturais em nossa sociedade.

Com isso, chegamos ao terceiro aniversário da LibRe com a tarefa de propor as mudanças na luta (!), ao lado e em conjunto com o proletariado e os movimentos sociais. Desde a fundação, participamos e contribuímos no combate das opressões racistas, machistas, de caráter homofóbicas, de campanhas contra o extermínio da juventude e por uma Universidade Popular...

        
...Porque da luta eu não fujo, não, sou Juventude Liberdade e Revolução

Um comentário:

AF Sturt Silva disse...

Parabéns camaradas da Juventude Libre e da Refundação Comunista! Avante!