segunda-feira, 15 de março de 2010

Movimentos sociais e organizações do Rio de Janeiro convidam para o Fórum Social Urbano


- Nos bairros e no mundo, em luta pelo direito à cidade,
pela democracia e justiça urbanas -
Rio de Janeiro, Brasil
22-26 de março de 2010
Apresentação

Em março de 2010, a cidade do Rio de Janeiro receberá o V Fórum Urbano Mundial (FUM). Organizado a cada dois anos pela Agência Habitat, da Organização das Nações Unidas (ONU), a expectativa é que este ano o encontro reúna cerca de 50 mil pessoas de todo o mundo.

As edições anteriores do FUM foram dominadas pelas delegações oficiais, enquadradas pela retórica e agenda das organizações multilaterais – Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Aliança de Cidades, entre outras. Palavras, palavras, palavras… Mas também um reiterado esforço de impor às cidades de todo mundo, em particular dos países periféricos, o modelo da cidade-empresa competitiva, dos grandes projetos de impacto, que aprofundam as desigualdades e os processos de aburguesamento.

A retórica do alívio da pobreza não consegue esconder os fracassos de uma política que submete nossas cidades à lógica do mercado, tanto mais que se desconhecem, ou se silenciam, os mecanismos e processos que produzem e reproduzem cidades desiguais, social e ambientalmente injustas.

Em suas várias edições, o FUM também tem sido incapaz de abrir espaço àqueles e àquelas que, em todas as cidades do mundo, resistem à lógica implacável da cidade-empresa e da cidade-mercadoria, que lutam por construir alternativas aos modelos adotados em vários governos, e difundidos pela “ajuda” internacional nem sempre desinteressada, e por consultores, assim como por conferências e congressos mundiais onde a miséria urbana de milhões se transforma em frias estatísticas e promessas nunca cumpridas.

Por estas razões, movimentos sociais e organizações do Rio de Janeiro convidam todos os movimentos sociais e organizações da sociedade civil do mundo a construírem um espaço amplo e de livre manifestação e debate no Fórum Social Urbano. Esse será um espaço e um tempo para nos conhecermos e reconhecermos, para trocarmos experiências e construirmos coletivamente a perspectiva de uma outra cidade: democrática, igualitária, comprometida com a justiça social e ambiental.

Objetivos

O objetivo do Fórum Social Urbano é o de possibilitar o diálogo, a troca de experiências, a expressão da diversidade e o fortalecimento das articulações de movimentos sociais e organizações do mundo inteiro.

O Fórum Social Urbano se coloca também como uma oportunidade única para desvendar a verdadeira cidade que procuram esconder atrás dos muros e tapumes, assim como atrás dos discursos sobre cidades globais com os quais muitos governos justificam investimentos bilionários em grandes eventos de marketing urbano.

Neste sentido, os movimentos e organizações anfitriãs pretendem oferecer aos participantes internacionais e nacionais a possibilidade de conhecer um Rio de Janeiro que não está nos cartões postais nem na propaganda oficial. Um Rio de Janeiro injusto e feio, mas que é também rico de resistência e criatividade popular.

Atividades

De 22 a 26 de março de 2010, em paralelo às atividades do Fórum Urbano Mundial realizaremos atividades do Fórum Social Urbano. Elas estarão organizadas em torno de quatro eixos:

- Criminalização da Pobreza e Violências Urbanas;
- Megaeventos e a Globalização das Cidades;
- Justiça Ambiental na Cidade;
- Grandes Projetos Urbanos, Áreas Centrais e Portuárias;
Serão realizados mesas e debates propostos por movimentos e organizações do Brasil e de outros países; exposições e projeções de vídeos; manifestações culturais; entre outras.

Os eixos

- Criminalização da Pobreza e Violências Urbanas:
Militarização das periferias e bairros populares; criminalização da pobreza e dos imigrantes; violências urbanas, em suas múltiplas manifestações; racismo, machismo e homofobia na cidade; a violência contra as mulheres; repressão e criminalização de militantes populares e dos direitos humanos.

- Megaeventos e a Globalização das Cidades
Copa do Mundo, Olimpíadas, exposições internacionais; impactos de megaeventos internacionais nas cidades, a partir das experiências internacionais e do Rio de Janeiro. Quais são os “legados” e quem são seus beneficiários?

- Justiça Ambiental na Cidade
Meio ambiente desigual e organização do espaço urbano; saneamento, saúde e meio ambiente; Racismo ambiental; conflitos ambientais e as lutas de resistência; mudanças climáticas e as cidades.

- Grandes Projetos Urbanos, Áreas Centrais e Portuárias
“Revitalização” dos centros urbanos e áreas portuárias; mobilidade; processos de aburguesamento; expulsão das populações tradicionais através da violência e através do “mercado”; grande capital, parcerias público-privadas e a especulação fundiária; Globalização e capitalismo nas cidades.

Outras atividades
Para além dos eixos propostos, convidamos as organizações e movimentos do Rio de Janeiro, do Brasil e do Mundo a contribuírem com propostas de atividades autogestionadas. Estas poderão ter caráter de debates, plenárias, fóruns de articulação, exposições, projeções, banquinhas ou atividades culturais. A data limite para o envio de propostas é o dia 7 de março de 2010. A inscrição de atividades deve ser feita através do preenchimento do formulário.

Propostas de atividade
A Comissão de Programação buscará contemplar todas as propostas recebidas, dentro dos limites de espaço e tempo disponíveis. Também serão organizados visitas e tours guiados para permitir o contato direto com realidades urbanas pouco conhecidas, como manifestações culturais da cidade e experiências de luta – movimentos comunitários, ocupações, etc.

O local
As atividades do Fórum Social Urbano ocorrerão no espaço do Centro Cultural da Ação da Cidadania Contra a Fome. A instituição fica na Rua Avenida Barão de Tefé, nº 75, no Bairro da Saúde.

Trata-se de armazém portuário edificado em 1871, restaurado em 2002, que hoje acolhe eventos políticos, artísticos e culturais. O espaço tem 14.000 m2, oferecendo amplas condições para a realização de várias atividades simultâneas, colocação de banquinhas, etc.

O local do Fórum Social Urbano encontra-se a 300 metros do local onde transcorrerá o Fórum Urbano Mundial, facilitando a circulação de todos os participantes entre os dois eventos. As visitas guiadas partirão sempre do mesmo local, conforme será oportunamente divulgado.


Publicado originalmente no http://forumsocialurbano.wordpress.com/

Nenhum comentário: