quinta-feira, 11 de março de 2010

Eleições marcarão início da construção de um Estado Plurinacional Autônomo

Bolívia

As eleições regionais que acontecerão no próximo dia 4 de abril marcarão o prosseguimento do processo de renovação institucional mas também o início de um Estado Plurinacional autônomo, concordam as autoridades.
Estima-se que aproximadamente 5,1 milhões de bolivianos irão às urnas para eleger nove governadores dos departamentos, 337 prefeitos e membros das Assembleias Legislativas Departamentais e dos Conselhos municipais.

Será a segunda vez que os eleitores comparecem a uma consulta nacional sob os mandatos da nova Constituição Política do Estado, que foi promulgada em fevereiro de 2009, e de um padrão eleitoral biométrico que foi elogiado por sua transparência por diversos organismos internacionais.


O vice-presidente Alvaro García Linera destacou que as eleições darão o marco necessário para a colocação em execução das autonomias departamentais, indígenas, municipais e regionais que serão encaminhadas pelo Executivo, mas fundamentalmente - em qualidade de operadores- pelos poderes regionais estabelecidos nos governos e nos Municípios e que sairão do voto cidadão.

"Se trata de uma revolução institucional de grande envergadura" pela existência de Assembleias Legislativas Departamentais que emitirão Leis e se constituirão em mecanismos de fiscalização de seus respectivos governos, disse.

Por isso o segundo Mandatário do Estado esteve firme quanto à necessidade de que sejam formados Governos Departamentais que coordenem com o Governo Nacional as ações que beneficiem à população.

García Linera enfatizou que, neste marco, serão requeridos Governadores que "tenham uma visão de Estado para coordenar os programas de desenvolvimento no processo de transformações estruturais e de revolução democrática e cultural".


A notícia é da ABI, por Adalid Cabrera Lemuz

Nenhum comentário: