domingo, 8 de novembro de 2009

Quilombolas ocupam prédio da Bahia Pesca em Salvador

Quilombolas que sobrevivem da pesca na cidade de Salvador (BA) ocuparam, nesta sexta-feira (06), o prédio da Bahia Pesca – empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri). Segundo os manifestantes, o órgão não está aplicando o dinheiro que recebe do governo federal na pesca artesanal. A Polícia Militar está no local e já agrediu alguns ocupantes.


Os trabalhadores reivindicam projetos que atendam itens básicos, como o fornecimento de canoas e redes para trabalhar, conforme explica a integrante da Associação dos Quilombolas, Liane de Oliveira.

“A Bahia Pesca não investe nada na pesca artesanal, eles só investem em grandes empreendimentos e em grandes empresários. Nós, quilombolas, não temos vez. Na verdade, eles só investem no que dá lucro pra eles. Outra razão é que a Bahia Pesca coloca propaganda na televisão com projetos nossos como se eles tivessem feito.“

Segundo Liane, a ocupação permanece até o atendimento dos projetos. Os manifestantes já haviam ocupado a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) na quinta-feira (05), em protesto ao não comparecimento do presidente Rolf Hachbart em uma audiência com os quilombolas. Os quilombolas querem a demarcação de suas terras.

“O presidente [do Incra] mandou um fax e se comprometeu que no dia 20 de novembro ele virá até Salvador fazer uma reunião com a gente. Só por isso o Incra foi desocupado. A expectativa é colocar o que já foi colocado em Brasília e que eles venham com uma solução.“

Publicado originalmente em Radioagência NP

Nenhum comentário: