quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Bancos fecham 2.224 postos de trabalho no primeiro semestre

da Agência Chasque

Porto Alegre (RS) – Estudo elaborado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pela Subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgado nesta terça-feira (25), revela que os bancos brasileiros fecharam 2.224 postos de trabalho no primeiro semestre de 2009. De acordo com a pesquisa, as empresas financeiras desligaram 15.459 bancários, principalmente em razão das fusões, e contrataram apenas 13.235 entre janeiro e junho.

Júlio Cezar Soares Vivian, da coordenação do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (RS) e região metropolitana (SindiBancários) comenta que além das demissões, os proprietários das financeiras estão usando a rotatividade para reduzir a média salarial dos bancários. Para Júlio as demissões no Rio Grande do Sul recaem principalmente sobre as mulheres, negros e funcionários com maior grau de escolaridade.

“Os bancos em todos os anos dão continuidade ao processo de demissão, reduzindo seus custos na mão de obra. Via de regra, eles demitem primeiro os que possuem salários mais altos e ai entram os processos de demissão através da discriminação de gênero e de raça. Sempre com crise ou com crescimento econômico os banqueiros estão demitindo, para que seus lucros fiquem preservados”, enfatiza.

Júlio declara inaceitáveis as demissões, visto que o sistema financeiro foi o que apresentou a maior lucratividade de toda a economia no primeiro semestre. Segundo ele, os 21 maiores bancos somaram lucro líquido de R$ 14,3 bilhões.
A pesquisa demonstra que as mulheres continuam tendo remuneração inferior aos homens no sistema financeiro nacional: 28,62% de diferença entre os admitidos e 33,24% entre os desligados.

O levantamento sobre a evolução do emprego nos bancos toma por base dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. Essa foi a segunda rodada da pesquisa, que está sendo divulgada trimestralmente pela Contraf-CUT.



Fonte: www.agenciachasque.com.br





Nenhum comentário: