domingo, 3 de maio de 2009

5 de maio: Aniversário de Marx e discussão no Sindipetro-RS

Pela união do proletariado em todo planeta exclamava a última frase do texto célebre, escrito em 1948, Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels. Obra escrita em forma de panfleto, como documento do primeiro partido internacional, trouxe conceitos que defrontavam com a classe dominante (burguesia) e o caráter revolucionário na posição de um comunista diante dos acontecimentos gerais.

A ideologia concebida no bojo de teoria dialética, a partir de Hegel, aponta para a evidente luta de classes qual se torna força motriz para manifestações, formação de partidos, correntes de juventude, movimentos sociais, etc. Intelectuais explicam através da filosofia questões de orientação materialista histórico. Mais ainda, a visão de uma teoria transformadora da realidade com uma reflexão teórica acoplada à prática política, assim como fizeram Lênin, Trotsky, Gramsci, Rosa Luxemburgo, entre muitos outros.

“(...) Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se, sobretudo ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital...”, assim faz referência Lênin em escrito de 1914. Mais adiante, Lênin objeta o ser social determinante da consciência de acordo com a questão materialista. “(...) o materialismo explica a consciência pelo ser, e não ao contrário, ele exige, quando aplicado à vida social da humanidade, que se explique à consciência social pelo ser social.”

No próximo dia 5 de maio será comemorado o aniversário de 191 anos de Karl Marx. A Juventude Libre deve estar presente, junto aos jovens que compõe o Fórum de Unidade dos Comunistas, Juventude Comunista Avançado e União da Juventude Comunista, às 19h no Sindipetro-RS*, para um ciclo de debates em torno da obra e reflexão acerca do demais temas que rodeiam o universo do jovem, assim como a luta ao longo da história e crise econômica.

O COMUNISMO É A JUVENTUDE DO MUNDO

*Localização: Rua General Lima e Silva nº818. Cidade Baixa, Porto Alegre/RS.

Nenhum comentário: