domingo, 19 de abril de 2009

Serra discute planos de privatização da USP

Foto tirada na ocupação da reitoria em maio de 2007



Está na pauta do governador de São Paulo, José Serra, a privatização acelerada de setores na USP. Em reunião com a reitora Suely Vilela que ocorreu no dia 14 de abril, o futuro candidato à presidência expôs sua intenção nos moldes conservadores, com o qual, causa ameaça aos direitos trabalhistas e até mesmo se cogita cobrança de mensalidade que por sua vez acarretaria em queda na qualidade do ensino da universidade.



Reação tomada na tentativa de reprimir e criminalizar, sem falar no impedimento à formação de um senso crítico e politizado, os movimentos estudantis e militantes, assim como houve na ocupação da reitoria, em 2007. Ações policiais com excessos e equipamento para contenção de massas.



A presente atuação de empresas e fundações privadas na universidade tem ascensão. Direta ou indiretamente, se dá com a produção de pesquisas nem sempre para interesses da sociedade, mas boa parte, em beneficiar à iniciativa privada através de financiamentos com pretexto de promover ’desenvolvimento sustentável’ que, no entanto, deve prover maior lucratividade aos empreendedores.



A opinião da direita, sustentada imperativamente pelos veículos de comunicação, defende posição de que estudante não vai à universidade para fazer política e, com todos os meios possíveis, age em repressão, violenta ou não. Põe a prova tal democracia apenas formal em que vivemos. Os jovens devem estar presentes nos debates e mostrar que não estamos aquém das questões demais que regem afora do senso comum e opinião pública manipulada.

Alunos da USP manifestavam apoio a estudantes da UNESP, jun. 2007

Nenhum comentário: